facebook vkontakte e signs star-full

Vitergyl Zinco - Bula

Principio activo: Ácido Ascórbico + Gliconato de Zinco

Composição

Cada comprimido efervescente de Vitergyl Zinco contém

Ácido ascórbico

1g

%IDR

2.222%

Gliconato de zinco

70 mg (equivalente a 10 mg de zinco elementar)

143%

Excipientes q.s.p

1 comprimido

Excipientes: ácido cítrico, aroma de laranja, benzoato de sódio, bicarbonato de sódio, carbonato de sódio, ciclamato de sódio, corante amarelo crepúsculo, corante amarelo NR 10, macrogol, sacarina sódica e sorbitol.

Apresentação do Vitergyl Zinco

Comprimido efervescente – 1 g + 70 mg – Embalagem contendo 3 tubos com 10 comprimidos efervescentes cada.

Uso oral.

Uso adulto e pediátrico acima de 12 anos.

Para que serve

Este medicamento é indicado como suplemento vitamínico e mineral:

Auxiliar do sistema imunológico; póscirúrgico e cicatrizante; doenças crônicas e convalescença; dietas restritivas e inadequadas.

Como o Vitergyl Zinco funciona?

Vitergyl Zinco combina em sua formulação a vitamina C (ácido ascórbico) e o zinco, dois micronutrientes essenciais que desempenham importantes papéis em inúmeros processos metabólicos e atuam de modo complementar para o adequado funcionamento do sistema imunológico. A deficiência de vitamina C e/ou zinco pode comprometer o bom funcionamento das defesas do organismo contra doenças.

A vitamina C atua no sistema imunológico (sistema de defesa contra infecções), sendo necessária para a formação e funcionamento das células responsáveis pelas defesas do organismo. É fundamental para a produção de colágeno que promove a cicatrização de feridas e tem importante função de barreira contra a entrada de agentes infecciosos (vírus, bactérias, etc.) no organismo, pois o colágeno é parte integrante da pele e mucosas, além de atuar no combate aos radicais livres.

O zinco complementa a ação da vitamina C no sistema imunológico, pois também participa da produção de anticorpos e da formação e funcionamento das células responsáveis pela defesa do nosso organismo. O zinco combate os radicais livres e atua na cicatrização de feridas, pois ele é necessário para a formação de colágeno.

Contraindicação

Vitergyl Zinco é contraindicado em pacientes com cálculo renal (pedra nos rins) com eliminação de oxalato pela urina, pacientes com insuficiência renal grave, pacientes com doenças relacionadas à retenção de ferro (hemocromatose, talassemia, anemia sideroblástica e depranocítica) e pacientes que apresentam hipersensibilidade conhecida a qualquer um dos seus componentes.

Este medicamento é contraindicado para menores de 12 anos. Salvo sob prescrição médica.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Como usar

Adultos e crianças acima de 12 anos

Tomar 1 comprimido efervescente ao dia ou a critério médico. O comprimido efervescente deve ser dissolvido em um copo de água.

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.

Este medicamento não deve ser partido ou mastigado.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Vitergyl Zinco?

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

Precauções

Pacientes com deficiência de glicose-6-fosfatodesidrogenase

O uso deste medicamento pode provocar hemólise.

Pacientes com dietas com restrições de sal devem levar em consideração a seguinte informação

1 comprimido de Vitergyl Zinco contém 179,1mg de sódio.

Nos diabéticos, a vitamina C pode interferir nos testes de dosagem de açúcar na urina, embora não tenha efeito nos níveis de açúcar no sangue. Portanto, a administração de vitamina C deve ser interrompida alguns dias antes da realização do exame.

Reações Adversas

A vitamina C possui boa tolerabilidade, mas ocasionalmente, altas doses de vitamina C (3 g ou mais) podem ter leve efeito diurético e/ou diarreico. Altas doses de zinco (30 mg ou mais) podem causar náuseas e diarreia.

A vitamina C em altas doses, administradas por longos períodos em indivíduos que eliminam oxalato na urina, pode aumentar a probabilidade de formação de cálculo renal.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

Superdosagem

A ocorrência de superdose com Vitergyl Zinco é muito rara, mas em casos de ingestão, acidental ou proposital, de quantidade excessiva, os principais sintomas são náuseas, vômitos e diarreia. Nestes casos, procurar serviço médico de urgência onde possa ser realizado esvaziamento gástrico e empregadas as medidas usuais de suporte.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Cuidados de Armazenamento

Vitergyl Zinco deve ser mantido em temperatura ambiente (entre 15°C e 30ºC), proteger da luz e umidade. Os comprimidos devem ser mantidos dentro das embalagens e guardados em locais secos.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Após aberto, válido por 30 dias.

Após preparo, consumir de imediato.

Características do medicamento

Vitergyl Zinco é um comprimido circular, plano, de coloração levemente amarelada.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

População Especial

Insuficiência renal

Em pacientes com insuficiência renal, as doses de vitamina C devem ser administradas sob supervisão médica. O uso crônico de suplementos de zinco com mais de 15 mg por dia deve seguir orientação médica. O uso prolongado e excessivo de zinco pode levar à deficiência de cobre.

Gravidez

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Crianças

Este medicamento é contraindicado para menores de 12 anos. Salvo sob prescrição médica.

Riscos

Não use este medicamento em caso de doença grave dos rins.

Dizeres Legais

Reg. MS: 1.1560.0178

Farm. Resp.: Dra. Michele Caldeira Landim CRF/GO: 5122

Fabricado por: Cifarma – Científica Farmacêutica Ltda. Av. das Indústrias, 3651 – Bicas CEP: 33040-130 – Santa Luzia / MG CNPJ: 17.562.075/0003-20 Indústria Brasileira

Registrado por: Cifarma – Científica Farmacêutica Ltda. Rod. BR 153 Km 5,5 – Jardim Guanabara CEP: 74675-090 Goiânia / GO CNPJ: 17.562.075/0001-69 Indústria Brasileira

CAC: 0800 707 1212

Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica.

Preço

A partir de R$18.86
Este sitio utiliza cookies. Continuar usando recurso, acepta los terminos y políticas de tratamiento de datos personales.