facebook vkontakte e signs star-full

Vitasay Ferro - Bula

Principio activo: Ferro

Para que serve

Ferro está indicado em síndromes ferropênicas latentes e moderadas, anemias ferroprivas devido à subnutrição e/ou carências alimentares qualitativas e quantitativas, anemias das síndromes disabsortivas intestinais, anemia ferropriva da gravidez e lactação e anemia por hemorragias agudas ou crônicas onde seja conveniente suplementação dos fatores hematológicos.

Contraindicação

Ferro está contraindicado nos casos de hipersensibilidade aos sais de ferro ou a qualquer um dos componentes do produto, todas as anemias não ferropênicas, particularmente aquelas causadas por acúmulo de ferro ou incapacidade de sua utilização, tais como hemocromatose, hemosiderose, anemia falciforme, anemia hemolítica, anemia provocada pelo chumbo, anemia síderoacréstica, talassemia, anemia por tumores ou infecções (sem deficiência de ferro), anemias associadas à leucemia aguda ou crônica, retocolite ulcerativa.

Ferro não deve ser utilizado por pacientes com doenças hepáticas agudas, doenças gastrintestinais ou com anemia não causadas por deficiência de ferro ou incapacidade da sua utilização.

Categoria de risco na gravidez: categoria B.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Como usar

Para fins de cálculo lembre-se que o teor de ferro elementar de Ferro é o seguinte:

1ml de solução gotas = 100mg de ferro elementar.

A dose e a duração da terapia são dependentes da extensão da deficiência de ferro suficiente para normalizar os valores de hemoglobina. Ferro dever ser administrado preferencialmente durante ou imediatamente após as refeições.

Como posologia média sugere-se:

Prematuros, lactentes e crianças até 1 ano (12Kg)

Para uso pediátrico a dose diária de ferro a ser aplicada é calculada conforme a gravidade do caso 5,0mg de Ferro elementar por Kg de peso por dia, até 60mg de ferro elementar. Esta dose pode ser aumentada ou diminuída a critério médico.

Sugere-se para deficiência de ferro manifesta:

Ferro solução gotas: Ingerir, via oral, 1 gota/Kg/dia para crianças de 12 Kg. Acima de 12 Kg ingerir até 12 gotas ou a critério médico.

Crianças de 1 a 12 anos

Sugere-se para deficiência de ferro manifesta:

Ferro solução gotas: Ingerir, via oral, 1 gota/Kg/dia, para crianças até 12Kg. Acima de 12 Kg ingerir até 12 gotas (60mg de ferro elementar) por dia.

Sugere-se para deficiência de ferro latente:

Ferro solução gotas: Ingerir, via oral, 5 a 12 gotas (25 a 60mg de ferro elementar) por dia, preferencialmente próximo às refeições.

Crianças maiores de 12 anos, adultos e lactantes:

Sugere-se para deficiência de ferro manifesta:

- Ferro solução gotas: Ingerir, via oral, 20 a 40 gotas (100 a 200mg de ferro elementar) por dia, preferencialmente próximo às refeições.

A utilização de Ferro deverá ser realizada por 3 a 5 meses até a normalização dos valores de hemoglobina. Posteriormente a terapia deve ser continuada com 100mg de ferro elementar por várias semanas (2 a 3 meses) a fim de que se restaure a reserva de ferro.

Sugere-se para deficiência de ferro latente por um período de 1 a 2 meses:

Ferro solução gotas: Ingerir, via oral, 20 gotas (100mg de ferro elementar) por dia, preferencialmente próximo às refeições.

Mulheres grávidas:

Sugere-se para deficiência de ferro manifesta:

Ferro solução gotas: Ingerir, via oral, 40 gotas (200mg de ferro elementar) por dia, até a normalização dos valores de hemoglobina. Posteriormente, a terapia deve ser continuada com 20 gotas (100mg de ferro elementar) por dia até o final da gravidez, a fim de que se restaure a reserva de ferro.

Sugere-se para deficiência de ferro latente:

Ferro solução gotas: Ingerir, via oral, 20 gotas (100mg de ferro elementar) por dia, preferencialmente próximo às refeições.

Precauções

dos dentes, porém, pacientes portadores de prótese dentária, particularmente à base de “Luva Light”, após o uso de Ferro solução ou solução gotas recomenda-se lavar a boca e escovar as próteses imediatamente após o uso do produto, a fim de evitar escurecimento das mesmas.

Gravidez e lactação:

A gravidez aumenta a necessidade materna de ferro para suprir as necessidades do bebê. Apesar do aumento da capacidade de absorção de ferro durante a gravidez, grande parte das mulheres grávidas que não recebem suplemento de ferro desenvolvem anemia. A deficiência de ferro nos dois primeiros trimestres de gravidez, dobra a possibilidade de parto prematuro, triplica o risco de recém-nascido com baixo peso e de recém-nascido com deficiência de ferro. A deficiência de ferro da infância traz prejuízos substanciais para o desenvolvimento intelectual das crianças.

Pacientes idosos:

Não existem restrições ou cuidados especiais quanto ao uso do produto por pacientes idosos.

Ingestão concomitante com outras substâncias:

Desaconselha-se o uso de bebidas alcoólicas durante o tratamento visto que pode aumentar o risco de efeitos indesejáveis.

A ingestão excessiva de álcool, causando incremento do depósito hepático de ferro, aumenta a probabilidade de efeitos adversos e até tóxicos do ferro, quando em uso prolongado.

O teste para detecção de sangue oculto nas fezes, não é afetado e, portanto, não é necessário interromper a terapia.

Informe ao seu médico caso tenha se submetido a transfusões sanguíneas repetidas na vigência do uso do produto.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Reações Adversas

Raramente provoca fenômenos gastrintestinais (dor abdominal, constipação, diarreia, náuseas, dores epigástricas, dispepsia, vômitos, sensação de plenitude) frequentemente observados com o uso de sais ferrosos. A manifestação de reações de hipersensibilidade (urticária, erupções cutâneas, pruridos, sensação de calor, rubor, taquicardia) também é muito rara, ocorrendo quase que exclusivamente em indivíduos reconhecidamente alérgicos aos sais de ferro.

A coloração escura das fezes, quando seu uso, não é característica específica do Ferro, mas de todos os compostos de ferro, não tendo significado clínico.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

Preço

Sem ofertas
Este sitio utiliza cookies. Continuar usando recurso, acepta los terminos y políticas de tratamiento de datos personales.