facebook vkontakte e signs star-full

Viskaldix - Bula

Principio activo: Clopamida + Pindolol

Composição

Apresentações

Viskaldix 10 mg + 5 mg – embalagens com 20 comprimidos.

Via oral.

Uso adulto.

Composição

Cada comprimido de Viskaldix contém

Pindolol

10 mg

Clopamida

5 mg

Excipientes: amido, estearato de magnésio e lactose.

Para que serve

Viskaldix pertence ao grupo de combinação de medicamentos, conhecidos como agentes bloqueadores betaadrenérgicos (betabloqueadores) e diuréticos tiazídicos (diuréticos).

As substâncias ativas de Viskaldix comprimidos são pindolol (betabloqueador) e clopamida (diurético).

Viskaldix é usado no tratamento da pressão sanguínea alta, também chamada de hipertensão.

Se você tiver alguma dúvida sobre como Viskaldix funciona ou porque este medicamento foi prescrito a você, procure seu médico.

Como o Viskaldix funciona?

O pindolol age afetando a resposta a alguns impulsos nervosos em determinadas partes do corpo, por exemplo, coração, vasos sanguíneos e pulmões, e reduz a pressão sanguínea.

A clopamida atua nos rins para remover a água do sangue através da urina, causando um aumento na remoção dos sais, como potássio e sódio do sangue.

A combinação de pindolol e a clopamida em Viskaldix trabalha junta para ajudar a diminuir a pressão sanguínea.

Viskaldix é uma combinação de um betabloqueador, o pindolol, e de um diurético do tipo tiazídico, a clopamida. Ambos os componentes diminuem a pressão arterial, porém através de mecanismos de ação diferentes.

Os estudos clínicos mostraram que Viskaldix é uma associação anti-hipertensiva eficaz e bem tolerada. Ambos os componentes contribuem para este efeito, sendo que a combinação é mais eficaz do que qualquer um dos dois componentes administrados isoladamente.

Contraindicação

Não tome Viskaldix se:

For alérgico (hipersensível) a clopamida, sulfonamidas ou suas formas, pindolol, Viskaldix ou qualquer outro ingrediente de Viskaldix listados nesta bula, ou qualquer outro betabloqueador; Sofrer ou tiver sofrido no passado de asma brônquica, ou outras doenças pulmonares ou tiver dificuldades em respirar; Sofrer de uma doença do coração grave; Já teve uma alteração na estrutura e função do ventrículo direito do coração causado por um distúrbio primário do sistema respiratório (também chamada de Cor Pulmonale ou doença cardíaca pulmonária); Sofrer de dor no peito, principalmente quando ocorrem em repouso; Sofrer de batimentos cardíacos irregulares ou muito lentos (menos que 45 a 50 batimentos por minuto); Já teve perda súbita de consciência no passado; Sofrer distúrbios graves no fluxo sanguíneo das suas veias sanguíneas, causando palidez ou má circulação nos braços e pernas (mãos ou pés frios); Sofrer de feocromocitoma (um tumor raro que normalmente começa nas células de suas glândulas adrenais); Sofrer de doença grave no fígado ou rins; Tiver um nível muito baixo de potássio no sangue; Estiver grávida ou amamentando.

Se qualquer um destes casos se aplica a você, informe o seu médio sem tomar Viskaldix.

Se você achar que pode ser alérgico, peça recomendação ao seu médico.

Este medicamento é contraindicado para uso por gestantes.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Como usar

Seu médico o informará sobre como tomar Viskaldix.

Viskaldix comprimidos dever ser ingerido com um pouco de líquido.

Tomar Viskaldix no mesmo horário a cada dia irá ajudá-lo a se lembrar de quando tomar o medicamento.

Posologia do Viskaldix

A dose deste medicamento será diferente para diferentes pacientes. Além disso, o número de doses que você toma todos os dias e o tempo permitido entre as doses dependem do problema médico para o qual você está tomando Viskaldix.

O tratamento é, normalmente, iniciado com a dose mais baixa. Dependendo da sua resposta ao tratamento, seu médico irá sugerir o aumento ou a redução da dose.

Em geral, os pacientes iniciam o tratamento com 1 ou meio comprimido de Viskaldix por dia no desjejum. Seu médico lhe aconselhará sobre o uso de um segundo comprimido se a sua pressão arterial não estiver satisfatoriamente controlada. A dose máxima diária de Viskaldix é de 20 mg de pindolol e 10 mg de clopamida.

Siga as instruções do médico cuidadosamente. Não exceda a dose recomendada.

Você pode tomar Viskaldix com uma refeição.

Por quanto tempo tomar Viskaldix

Continue tomando Viskaldix como seu médico informar. Se você tiver dúvidas sobre quanto tempo tomar este medicamento, converse com seu médico ou farmacêutico.

Não interromper o tratamento com Viskaldix sem o conhecimento do seu médico, pois isso pode causar agravamento da sua doença.

Uso em crianças e adolescentes

Não há informações suficientes para recomendar o uso de Viskaldix em crianças.

Uso em idosos

Viskaldix pode ser utilizado por pacientes idosos com a mesma dose utilizada em pacientes jovens. Entretanto, pacientes idosos podem ter mais reações adversas do que pacientes jovens. Desta forma, pacientes idosos devem ter acompanhamento médico mais próximo.

No entanto, devido ao componente diurético, os pacientes idosos devem ser monitorados cuidadosamente, uma vez que fatores algumas vezes associados com o envelhecimento, tais como dieta restrita ou função renal comprometida, podem indiretamente interferir na posologia ou na tolerabilidade.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Este medicamento não deve ser mastigado.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Viskaldix? 

Se você se esquecer de tomar uma dose de Viskaldix, tome a dose esquecida assim que você se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora de tomar a próxima dose, pule a dose esquecida e volte ao seu esquema posológico regular. Não tome doses duplas.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

Precauções

Tome cuidados especiais com Viskaldix se você apresentar:

Diabetes mellitus e se estiver tomando insulina ou medicamentos antidiabéticos orais; Distúrbios circulatórios dos vasos sanguíneos de formas mais leves (condições marcadas, por exemplo, palidez, mãos ou pés frios); Reações alérgicas graves; Hipertireoidismo; Psoríase (doença da pele caracterizada por áreas espessas de pele vermelha/prata); Alteração dos níveis de eletrólitos no sangue (como potássio, sódio, cálcio e ácido úrico).

Se algum destes casos se aplicar a você, avise seu médico antes de tomar Viskaldix. O médico levará essas informações em consideração antes e durante o tratamento com Viskaldix e pode precisar monitorá-lo mais de perto enquanto estiver usando este medicamento.

Você deve ter exames normais antes e durante o tratamento com Viskaldix. Estes exames irão monitorar a quantidade de sais e íons em seu sangue (como potássio, sódio, cálcio ou magnésio) e também monitorar sua função renal.

Antes de sofrer qualquer tipo de cirurgia ou tratamento dentário, informe ao médico responsável ou ao dentista que está tomando Viskaldix.

Se você tiver problemas oculares (seco, arenoso ou ardor nos olhos), fale com seu médico.

Siga todas as orientações do seu médico cuidadosamente. Elas podem diferir das informações gerais contidas nesta bula.

Este medicamento pode causar doping.

Reações Adversas

Como com qualquer outro medicamento, pacientes que tomam Viskaldix podem apresentar reações adversas, embora nem todos as apresentem.

Algumas reações adversas podem ser sérias

Baixo nível de glóbulos brancos e plaquetas; Desequilíbrio de sais ou substâncias químicas no sangue (baixo nível de sódio e potássio no sangue); Batimento cardíaco lento (chamado de bradicardia); Distúrbio do ritmo cardíaco (chamado de distúrbio da condução cardíaca); Insuficiência cardíaca ou dor torácica súbita e opressiva; Frieza, queimadura, formigamento ou dormência nos braços ou pernas; Dificuldade para respirar acompanhada de chiado ou tosse; Alucinações (ver ou ouvir coisas que não existem).

Se você tiver algum destes sintomas, informe o seu médico imediatamente.

Outras reações adversas

Se você apresentar alguma das reações adversas abaixo, contate seu médico o mais rápido possível.

Pressão sanguínea baixa; Falta de ar; Cansaço; Tonturas; Dor de cabeça; Tremores; Dores de estômago; Náuseas; Vômitos; Cãibras musculares; Fraqueza muscular; Distúrbio do sono; Depressão; Reação da pele; Transpiração excessiva; Agravamento da psoríase (placas espessas de pele vermelho/prata).

Se você detectar quaisquer outros efeitos não mencionados nesta bula, por favor, informe o seu médico ou farmacêutico.

Informe ao seu médico sobre o aparecimento de reações desagradáveis; as mais comuns são:

Tontura; Fadiga; Distúrbios gastrintestinais; Distúrbios do sono.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.

Informe também a empresa através do seu serviço de atendimento.

Superdosagem

Caso você tenha tomado acidentalmente mais comprimidos de Viskaldix do que o prescrito pelo seu médico, contate ou vá ao serviço de emergência hospitalar ou ao seu médico imediatamente, ou tenha a certeza de que alguém poderá contatá-los para você.

Sinais e sintomas causados pela superdose de Viskaldix podem ser:

Batimento cardíaco anormalmente baixo; Pressão sanguínea baixa; Baixa quantidade de açúcar no sangue; Ação insuficiente do coração para bombear o sangue, o que pode levar à perda de consciência; Ritmo cardíaco irregular; Insuficiência cardíaca; Dificuldade para respirar acompanhada de chiado ou tosse; Falta de ar; Vômitos; Náuseas; Convulsões (ataques); Baixo nível de potássio no sangue.

Sinais e sintomas podem ser agravados com o uso concomitante de álcool, outros medicamentos para a diminuição da pressão sanguínea, para depressão e para tratamento de distúrbios do ritmo cardíaco.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível.

Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Cuidados de Armazenamento

O produto deve ser mantido à temperatura ambiente (entre 15 e 30 °C).

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Características físicas

Comprimido circular de cor esbranquiçada.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

População Especial

Gravidez e lactação

Informe ao seu médico sobre a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando.

Quando a gravidez é confirmada durante o tratamento, mulheres devem informar o médico imediatamente e a dose de Viskaldix deve ser reduzida gradualmente até a sua descontinuação.

Viskaldix pode passar para o leite materno e chegar ao bebê através da amamentação. Mulheres que estejam amamentando não devem tomar este medicamento.

Solicite ao seu médico ou farmacêutico informações sobre este medicamento.

Este medicamento não deve ser utilizado durante a gravidez e a lactação.

Efeitos sobre a habilidade de dirigir veículos e/ou operar máquinas

Em algumas pessoas, Viskaldix pode provocar tontura ou cansaço.

Durante o tratamento o paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas.

Dizeres Legais

Reg. MS -1.0068.0014

Farm. Resp.: Flavia Regina Pegorer CRF-SP 18.150

Registrado por: Novartis Biociências S.A. Av. Prof. Vicente Rao, 90 São Paulo – SP CNPJ: 56.994.502/0001-30

Fabricado por: Anovis Industrial Farmacêutica LTDA. Taboão da Serra, SP Indústria Brasileira.

Venda sob prescrição médica.

Preço

Sem ofertas
Este sitio utiliza cookies. Continuar usando recurso, acepta los terminos y políticas de tratamiento de datos personales.