facebook vkontakte e signs star-full

Tecnotax - Bula

Principio activo: Citrato de Tamoxifeno

Composição

Cada comprimido de Tecnotax 20 mg contém:

Tamoxifeno (equivalente a 30,4 mg de citrato de tamoxifeno) 20 mg.

Excipiente: amido, celulose microcristalina, estearato de magnésio, lactose monoidratada e povidona.

Para que serve

Tecnotax é indicado como antiestrogênico no tratamento do carcinoma mamário avançado.

Como o Tecnotax funciona?

O uso contínuo de Tecnotax tem ação de inibir o crescimento do câncer de mama.

Contraindicação

Tecnotax é contra-indicado na gravidez e em casos de hipersensibilidade a algum componente da fórmula. O tratamento só deve ser realizado sob a supervisão de médico especialista em oncologia ou mastologia.

Tecnotax é contra-indicado em crianças.

Como usar

Este medicamento não pode ser mastigado.

Posologia

Recomenda-se iniciar o tratamento com 20 mg em dose única. Se não ocorrer resposta satisfatória após 1 ou 2 meses, deve-se aumentar a dose para 40 mg em dose única ou 20 mg duas vezes ao dia.

Se a paciente esquecer de tomar o comprimido de Tecnotax, a medicação só deve ser tomada se faltar mais de 12 horas para a próxima dose.

Os comprimidos de Tecnotax devem ser tomados inteiros, com água, de preferência no mesmo horário todos os dias.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.

Precauções

Tecnotax deve ser utilizado com cautela em pacientes que usam métodos que evitam a gravidez, pois alguns podem interferir no efeito do medicamento. Pacientes com sangramento vaginal ou outros sintomas ginecológicos (como dor pélvica) também devem ter cautela, quando estão tomando Tecnotax ou após um período, pois podem ocorrer algumas alterações na parede do útero (endométrio), incluindo câncer.

Informe ao médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

Reações Adversas

As mais comuns são atribuídas ao efeito anti-estrogênico do tamoxifeno, tais como ondas de calor, sangramento vaginal, corrimento vaginal, coceira vaginal, alterações no útero (incluindo espessamento e pólipos), entupimento de veias profundas da perna e do pulmão, náuseas e vômitos, queda de cabelo, erupções ou coceira ou descamação da pele, dor de cabeça, tonturas, vermelhidão na área do tumor. Eventualmente observa-se retenção de líquidos (possivelmente vistos como tornozelos inchados).

Alguns pacientes que utilizam citrato de tamoxifeno apresentaram catarata, retinopatia, miomas uterinos (que também podem ser vistos como desconforto pélvico ou como sangramento vaginal), câncer de endométrio (revestimento interno da parede do útero), reações alérgicas, diminuição anormal do número de plaquetas no sangue, diminuição do número de leucócitos no sangue, diminuição anormal do número de neutrófilos no sangue, anemia, alterações nas taxas de enzimas do fígado e elevação de triglicérides, inflamação do pâncreas, fígado gorduroso, diminuição do fluxo da bile, hepatite.

Um pequeno percentual de pacientes com metástase óssea pode apresentar elevação da quantidade de cálcio no sangue de grau variável que, se for sério, poderá necessitar a interrupção do tamoxifeno e a administração de corticosteróide e mitramicina.

Superdosagem

As superdoses extremas podem provocar efeitos estrogênicos, tal como ocorre em animais de experimentação. Do mesmo modo, em humanos, as doses terapêuticas em certas ocasiões poderiam produzir ação estrogênica em alguns locais, como a vagina.

Com doses elevadas, apesar de raro, ocorreram casos de transtornos visuais, alterações na córnea e/ou retina que necessitaram interrupção da medicação. No caso de ingestão acidental ou voluntária de excesso do produto, as reações podem ser semelhantes às descritas no item Reações Adversas.

Em caso de ingestão de uma quantidade de medicamento maior do que a prescrita pelo seu médico, você deve contatá-lo imediatamente.

Cuidados de Armazenamento

Conservar o produto em sua embalagem original, em temperatura ambiente (15º - 30ºC). Proteger da luz e umidade.

Tecnotax é válido por 36 meses após a data de fabricação.

Lote, fabricação e validade: vide cartucho.

Características físicas

Tecnotax 20 mg é apresentado na forma de comprimidos redondos de cor branca e com ranhura unilateral.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

População Especial

Capacidade de dirigir ou de operar máquinas

Não é esperado que Tecnotax afete a capacidade de dirigir ou de operar máquinas.

Gravidez

As mulheres devem ser informadas dos riscos potenciais para o feto caso elas engravidem durante o tratamento com Tecnotax ou dentro de 2 meses após o término da terapia.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.

Lactação

É desconhecido se Tecnotax é excretado no leite materno, razão pela qual devido ao potencial de eventos adversos graves aos lactentes, as mães devem suspender o aleitamento materno antes de iniciar o tratamento com Tecnotax.

Dizeres Legais

Reg. MS-1.2214.0005

Téc. Resp.: Maria Rita Maniezi CRF-SP nº 9.960

Fabricado por: Asofarma de México, S.A. de C.V Calzada México Xochimilco, 43, Tlalpan - México

Importado e distribuído por: Zodiac Produtos Farmacêuticos S/A., Sede: Rodovia Vereador Abel Fabrício Dias, 3.400 Pindamonhangaba - SP C.N.P.J. 55.980.684/0001-27 Indústria Brasileira SAC: 0800 -166575

Preço

Sem ofertas
Este sitio utiliza cookies. Continuar usando recurso, acepta los terminos y políticas de tratamiento de datos personales.