facebook vkontakte e signs star-full

Nitroderm TTS - Bula

Principio activo: Nitroglicerina

Composição

Apresentações

Nitroderm TTS 5 ou 10 - embalagens contendo 10 sistemas de adesivo terapêutico transdérmico.

Via transdérmica.

Uso adulto.

Composição

Os sistemas terapêuticos Nitroderm TTS estão disponíveis em dois tamanhos e cada sistema terapêutico transdérmico contém

Nitroderm TTS 5:

25 mg de nitroglicerina que libera em média 5 mg de substância ativa por dia.

Nitroderm TTS 10:

50 mg de nitroglicerina que libera em média 10 mg de substância ativa por dia.

Excipientes: dióxido de silício, lactose e silicone.

Para que serve

Nitroderm TTS pertence ao grupo de medicamentos chamados nitratos que dilatam os vasos sanguíneos.

Este medicamento é utilizado na prevenção ou redução da frequência de ataques de angina (dor no peito ou desconforto). Nitroderm TTS age dilatando os vasos sanguíneos, facilitando assim o trabalho cardíaco.

Pode ser utilizado em outras condições, conforme a orientação médica.

Se o ataque da angina já tiver iniciado, você deve utilizar um nitrato de ação rápida (comprimido sublingual ou spray) ao invés do Nitroderm TTS sistema terapêutico.

Como o Nitroderm TTS funciona?

Nitroderm TTS é um sistema adesivo terapêutico transdérmico e tem como substância ativa a nitroglicerina, que atinge a corrente sanguínea através da pele.

O início da ação para adesivos transdérmicos de nitroglicerina varia de 30 a 60 minutos, liberando diariamente quantidades de nitroglicerina que variam de 5 a 30 mg.

Contraindicação

Não use Nitroderm TTS se você:

For alérgico (hipersensibilidade) à nitroglicerina, a qualquer excipiente de Nitroderm TTS, ou a outros nitratos ou nitritos; Sofreu um colapso da circulação do sangue com queda da pressão sanguínea, tal como um choque; Tem pressão intracranial aumentada (uma condição que o seu médico saberá lhe informar); Sofre de doença das válvulas do coração ou doença inflamatória do coração; Estiver utilizando concomitantemente medicamentos para tratar a disfunção erétil do grupo dos chamados inibidores da fosfodiesterase tipo 5 (por exemplo, sildenafila).

Caso qualquer um destes se aplicar a você, informe ao seu médico e não use Nitroderm TTS.

Como usar

O seu médico irá determinar qual Nitroderm TTS (5 ou 10) e quantos sistemas de adesivo terapêutico transdérmico você deve utilizar de acordo com suas necessidades individuais. Seu médico também vai lhe informar quando e quantas vezes utilizar o seu sistema de adesivo terapêutico transdérmico.

Siga as instruções do seu médico cuidadosamente. Não exceder a dose recomendada.

Quando e como aplicar Nitroderm TTS

Onde aplicar o sistema terapêutico

Escolha alguma área no seu tronco ou no braço superior. A pele não pode estar inflamada, ferida ou irritada. Para ajudar a fixar o sistema transdérmico, a pele deve estar limpa, sem pelos, seca e sem cremes, loções, óleos ou pós.

Você deve aplicar o sistema terapêutico em diferentes áreas da pele a cada dia. Espere alguns dias antes de usar a mesma área novamente.

Abrindo os sachês

Cada sistema terapêutico de Nitroderm TTS está selado em um sachê individual. A superfície adesiva é coberta com uma película plástica branca descartável.

Abra o sachê no local indicado. Retire o sistema terapêutico do sachê. Cuidadosamente pegue o sistema terapêutico com a aba lateral para cima e a película branca descartável voltada para você.

Removendo a película

Incline firmemente a aba lateral com seu polegar. Retire a película branca descartável do sistema terapêutico começando pela aba. Não toque na superfície adesiva do sistema terapêutico.

Aplicando o sistema terapêutico

Pressione firmemente o lado adesivo do sistema terapêutico na área da pele que você escolheu (por exemplo, seu tronco ou braço superior) com a palma da sua mão. Segure por aproximadamente 10-20 segundos. Certifique-se que ele esteja bem aderido, especialmente nas bordas. Depois que colocar o sistema terapêutico não o retire de sua pele.

Quando e como remover o sistema terapêutico

Deixe o sistema terapêutico na sua pele pelo tempo recomendado pelo médico. Desgrude da pele e dobre o sistema terapêutico na metade, pressionando os lados adesivos. Nunca corte ou rasgue o sistema terapêutico. Jogue fora o sistema terapêutico usado assegurando que ele estará fora do alcance das crianças. Qualquer resto de adesivo sobre a pele pode ser removido com álcool. Fixe um novo sistema terapêutico em uma área diferente da sua pele.

Há problemas se o sistema terapêutico for molhado?

Não. Se for corretamente aplicado, o sistema terapêutico não será afetado durante o banho, nado ou exercícios físicos.

O que fazer se o sistema terapêutico cair?

Não é comum que o sistema terapêutico desgrude e caia, mas caso isto ocorra, descarte-o e coloque um novo sistema logo que possível. Você deve colocar o próximo sistema terapêutico no horário de costume.

Quantos sistemas terapêuticos utilizar

Dependendo de como você responder ao tratamento, o seu médico poderá sugerir uma dose maior ou menor.

Efeitos quando o tratamento com Nitroderm TTS for interrompido

Se você estiver usando Nitroderm TTS regularmente por várias semanas ou mais, não interrompa o uso do medicamento repentinamente. A interrupção repentina pode provocar ataques de angina. Seu médico dirá a melhor maneira de parar o tratamento.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Este medicamento não deve ser cortado. 

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Nitroderm TTS?

Não se preocupe caso se esqueça de trocar o sistema terapêutico de Nitroderm TTS na hora habitual. Troque-o assim que se lembrar, respeitando qualquer período sem adesivo, quando prescrito. Aplique o próximo sistema no horário de costume.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista. 

Precauções

Siga todas as instruções do seu médico cuidadosamente. Elas podem diferir das informações gerais contidas nesta bula.

Tome cuidado especial com Nitroderm TTS se você:

Tem anemia; Tem doença pulmonar; Tem doença cardíaca ou distúrbios nos vasos sanguíneos que não seja angina; Teve recentemente um ataque cardíaco, infarto ou lesão na cabeça.

Deve-se ter precaução em casos de ataque do coração recente (a nitroglicerina pode abaixar a pressão arterial, que pode agravar problemas associados com ataque do coração), glaucoma (pode ser agravado pelo uso da nitroglicerina), trauma ou batida na cabeça recente (nitroglicerina pode aumentar a pressão no cérebro), doenças da tireoide, doenças do rim, doenças do pulmão ou fígado (os efeitos podem ser aumentados devido à baixa remoção da nitroglicerina do organismo), doenças do coração ou distúrbios dos vasos sanguíneos, além da angina e anemia grave.

Se qualquer um destes se aplicar a você, avise ao seu médico antes de utilizar Nitroderm TTS.

Antes de qualquer cirurgia, internação hospitalar, pronto-atendimento, ou procedimentos de imagem (por exemplo, Ressonância Magnética), avise ao médico ou enfermeiro que você está utilizando o Nitroderm TTS sistema terapêutico que possui uma camada de alumínio.

Pacientes tratados com sistemas de nitroglicerina transdérmicos podem estar sob risco de queimadura quando expostos a forno de micro-ondas. Recomenda-se evitar proximidade a estes aparelhos.

Reações Adversas

Como todos os medicamentos, Nitroderm TTS pode causar reações adversas em algumas pessoas. As seguintes reações adversas podem ocorrer e podem desaparecer durante o tratamento. Normalmente elas não precisam de cuidados médicos, mas certifique-se com o seu médico se qualquer uma destas durar mais do que alguns dias ou se tornar grave.

Muito comum (ocorre em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento)

Náusea e vômitos.

Comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento)

Dor de cabeça, a qual pode ser tratada com analgésicos leves.

Incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento)

Irritação da pele, a pele abaixo do sistema terapêutico pode coçar e tornar-se levemente vermelha. Isto desaparece um dia depois que o sistema for removido.

Alergias na pele

A pele abaixo do sistema terapêutico pode ficar muito vermelha, inchada ou formarem bolhas. Se você desenvolver erupção cutânea generalizada, cobrindo extensas áreas da pele avise ao seu médico.

Rara (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento)

Rubor facial e sensação de tontura quando se levanta rapidamente da posição deitada ou sentada devido à baixa pressão sanguínea, para reduzir este efeito levantar lentamente pode ajudar. Se você sentir tontura, sente-se ou deite-se. Outra reação rara é o batimento cardíaco acelerado.

Muito rara (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento)

Tontura.

Outra reação adversa (número de pacientes afetados não pode ser calculado a partir dos dados disponíveis)

Palpitações

Sensação anormal do batimento cardíaco. Entre em contato com o seu médico se isso afetar você gravemente.

Se qualquer uma destas afetar você gravemente, informe ao seu médico.

Caso você apresente qualquer reação adversa não mencionada nesta bula, informe ao seu médico ou farmacêutico.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.

Informe também a empresa através do seu serviço de atendimento.

Superdosagem

Se você tiver usado acidentalmente mais sistemas terapêuticos do que o prescrito pelo seu médico, informe ao seu médico imediatamente. Você pode necessitar de atenção médica.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível.

Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Cuidados de Armazenamento

O produto deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC).

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Características físicas

Adesivo alongado de cor branco pastoso.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

População Especial

Pacientes idosos (65 anos ou mais)

Pacientes idosos (65 anos ou mais) podem ser mais sensíveis aos efeitos dos nitratos. Seu médico aconselhará você sobre isto.

Crianças e adolescentes

Nitroderm TTS sistema terapêutico não é apropriado para crianças.

Dirigir e operar máquinas

Nitroderm TTS pode fazer você sentir tontura, especialmente no início do tratamento. Você deve, portanto, tomar cuidado quando dirigir veículos e/ou operar máquinas ou realizar outras atividades que requeiram atenção.

Gravidez e lactação

Há poucos dados sobre o uso de Nitroderm TTS em mulheres grávidas.

Você deve informar ao seu médico se você está grávida ou planeja ficar grávida. Seu médico discutirá com você os riscos potencias do uso de Nitroderm TTS durante a gravidez.

Não é conhecido se a nitroglicerina passa através do leite materno. Informe ao seu médico se está amamentando.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Dizeres Legais

Reg. MS – 1.0068.0092

Farm. Resp.: Flavia Regina Pegorer CRF-SP 18.150

Importado por: Novartis Biociências S.A. Av. Prof. Vicente Rao, 90 São Paulo - SP CNPJ: 56.994.502/0001-30 Indústria Brasileira

Fabricado por: Novartis Pharma Stein AG Stein, Suíça

Venda sob prescrição médica.

Preço

Sem ofertas

Remedios relacionados

Este sitio utiliza cookies. Continuar usando recurso, acepta los terminos y políticas de tratamiento de datos personales.