facebook vkontakte e signs star-full

Nitrato de Nafazolina - Bula

Para que serve

Alívio sintomático da congestão nasal causada por gripes e resfriados, febre do feno ou outras rinites alérgicas e sinusite. Auxílio na drenagem das secreções presentes nas afecções dos seios paranasais. Prolongamento da anestesia superficial do trato respiratório superior. Por exemplo, para facilitar a visualização no exame de rinoscopia.

Contraindicação

Hipersensibilidade ao Nitrato de Nafazolina (substância ativa) ou a qualquer componente da formulação.

Assim como para outros vasoconstritores, Nafazolina + Associações (substância ativa) não deve ser utilizada em pacientes com hipofisectomia transfenoidal ou após cirurgias oronasais nas quais a dura-máter tenha sido exposta.

Nafazolina + Associações (substância ativa) é contraindicada para crianças com menos de 12 anos de idade.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.

Como usar

Uso nasal. 

A fim de se minimizar o risco de transmissão de infecções, o frasco deve ser utilizado por apenas uma pessoa. Após a utilização, a ponta do tubo aplicador deve ser lavada com água quente.

Posologia do Nitrato de Nafazolina

Adultos e crianças acima de 12 anos

Aplicar uma gota em cada narina até 4 vezes por dia.

Uso Faringeal / laringeal

Aplicar 1-2 mL de cada vez, várias vezes por dia.

Como complemento à anestesia local, em anestesia superficial da mucosa

Misturar 2-4 gotas da solução com 1 mL de anestésico local.

Crianças menores de 12 anos

Não recomendado devido ao risco de overdose. Não há experiência registrada com o produto nesta faixa etária.

Precauções

Nafazolina + Associações (substância ativa), assim como outros agentes simpatomiméticos, deve ser utilizada com cuidado em pacientes que apresentem forte reação a substâncias adrenérgicas, evidenciadas por sinais como insônia, tontura, tremor, arritmias cardíacas ou pressão arterial elevada.

Nafazolina + Associações (substância ativa) não deve ser utilizada por mais do que 3 a 5 dias consecutivos. O uso excessivo ou prolongado pode causar congestão nasal de rebote.

Não exceder a dose recomendada.

Recomenda-se cuidado em pacientes com hipertensão, doença cardiovascular, hipertireoidismo ou diabetes mellitus.

O uso de Nafazolina + Associações (substância ativa) é contraindicado em crianças com menos de 12 anos de idade, devido ao risco de superdose.

Uso em crianças

Nafazolina + Associações (substância ativa) é contraindicada em crianças menores de 12 anos de idade.

Uso em idosos

Nafazolina + Associações (substância ativa) pode ser utilizada por pacientes idosos, desde que verificadas as contraindicações e advertências descritas acima.

Fertilidade

Não existem dados suficientes para os efeitos do Nitrato de Nafazolina (substância ativa) sobre a fertilidade e estudos com animais não estão disponíveis. Como a exposição sistêmica ao Nitrato de Nafazolina (substância ativa) é muito baixa, os efeitos sobre a fertilidade são, portanto, muito improváveis.

Gravidez

Não existem estudos controlados em humanos sobre o uso de Nitrato de Nafazolina (substância ativa) durante a gravidez. No entanto, devido ao seu potencial efeito vasoconstritor sistêmico, não se recomenda o uso Nafazolina + Associações (substância ativa) durante a gravidez.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.

Amamentação

Como não se sabe se o Nitrato de Nafazolina (substância ativa) é excretado no leite materno, Nafazolina + Associações (substância ativa) deve ser utilizada com cautela e somente sob orientação médica, durante a amamentação.

Efeitos sobre a habilidade de dirigir veículos e/ou operar máquinas

Nafazolina + Associações (substância ativa) possui nenhuma ou irrelevante influência sobre a habilidade de dirigir veículos e/ou operar máquinas.

Reações Adversas

Nafazolina + Associações (substância ativa) pode induzir sensação de queimação, desconforto nasal, espirros, coriza, congestão nasal, epistaxe, irritação e dor ocular. Assim como outros vasoconstritores tópicos, Nafazolina + Associações (substância ativa) pode causar congestão de rebote após longo período de uso.

Outras reações adversas incluem náuseas, anosmia, tonturas, sonolência, cefaléia, ansiedade, insônia, hipertensão arterial sistêmica e taquicardia.

As seguintes reações adversas são provenientes de experiência pós-comercialização com Nafazolina + Associações (substância ativa) através de relatos de casos espontâneos e casos da literatura.

Uma vez que estas reações adversas têm sido relatadas voluntariamente por uma população de tamanho incerto, não é possível estimar a sua frequência, sendo, portanto, citada como "desconhecido".

Dentro de cada classe de sistema de órgãos, as seguintes reações adversas ao medicamento são apresentadas em ordem decrescente de gravidade.

Com base nos dados disponíveis, a frequência das seguintes reações adversas não pode ser estimada:

Classe de sistema de Órgãos

Frequência

Reações Adversas

Distúrbios Psiquiátricos

Desconhecida

Ansiedade, insônia

Distúrbios visuais

Desconhecida

Irritação e dor ocular

Distúrbios cardíacos

Desconhecida

Taquicardia

Distúrbios do Sistema Nervoso

Desconhecida

Insônia, sonolência, cefaléia, sensação de queimação

Distúrbios Respiratórios, torácicos e do mediastino

Desconhecida

Congestão rebote, epistaxe, congestão nasal, desconforto nasal, espirros e rinorreia

Distúrbios Gastrintestinais

Desconhecida

Náusea

Distúrbios Vasculares

Desconhecida

Hipertensão

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – Notivisa ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

Preço

A partir de R$6.29
Este sitio utiliza cookies. Continuar usando recurso, acepta los terminos y políticas de tratamiento de datos personales.