facebook vkontakte e signs star-full

Nitrato de Fenticonazol - Bula

Para que serve

Spray e Creme dermatológico

Nitrato de Fenticonazol (substância ativa) solução dermatológica spray é indicado para o tratamento de:

Dermatofitoses de: Trichophyton, Microsporum, Epidermophyton, em vários locais: Tinea captis, Tinea corporis,Tinea cruris, Tinea pedis (pé de atleta), Tinea manuum, Tinea faciei, Tinea barbae, Tinea unguium. Candidíase da pele (intertrigo, queilite angular, facial, secundária a assaduras de fralda, perineal e escrotal), balanite, balanopostite, oníquia e paroníquia. Pitiríase versicolor (de Pityrosporum orbicular e P. oval). Otomicoses por Candida ou leveduras (somente se não há lesões do tímpano). Eritrasma. Micose com superinfecção bacteriana (devido a bactérias gram-positivas).

Óvulo e Creme vaginal

Nitrato de Fenticonazol (substância ativa) óvulo vaginal é indicado para o tratamento de candidíase da mucosa vaginal (vulvovaginite, vaginite e leucorreia).

Fonte: Bula do Profissional do Medicamento Fentizol.

Contraindicação

Hipersensibilidade aos componentes do produto.

Excusivo Óvulo e Creme vaginal

Hipersensibilidade aos componentes do produto.

Este medicamento é contraindicado para crianças.

Este medicamento é contraindicado para uso por homens.

Fonte: Bula do Profissional do Medicamento Fentizol.

Como usar

Spray

Nitrato de Fenticonazol (substância ativa) solução dermatológica spray é indicado para micoses extensas e em locais difíceis de alcançar. Aplicar a solução dermatológica spray 1 a 2 vezes ao dia, após lavagem e secagem da região afetada. A duração do tratamento é a critério médico. O limite máximo diário é de 2 aplicações.

Observação: no primeiro uso, é necessário pressionar a válvula 3 vezes para a saída do produto.

Atenção: Em caso de pé de atleta e onicomicoses, para evitar reinfecções, é recomendado continuar o tratamento por uma a duas semanas após desaparecerem as manifestações.

Atenção: a válvula do medicamento não é removível. O medicamento já vem pronto para o uso. Portanto, não deve ser perfurado e nem introduzido objetos pontiagudos no aplicador, pois isto irá danificá-lo e irá alterar a dose do medicamento liberada, além de permitir uma possível contaminação.

Óvulo

O óvulo deve ser introduzido profundamente na vagina, com auxílio do aplicador, em dose única.

Para evitar uma reinfecção, o parceiro também deve ser tratado conforme orientação médica específica.

Siga as instruções ilustradas nos seguintes diagramas.

Assegure-se que o aplicador está perfeitamente limpo.

Instruções para o uso

Aplicador do óvulo Ao tirar o óvulo da embalagem, colocá-lo no aplicador. Evite o manuseio prolongado, pois o calor pode provocar dilatação do óvulo, o que dificulta a saída do mesmo do aplicador.

Faça apenas uma leve pressão para encaixar o óvulo no aplicador. Não precisa apertar.

Atenção: muita pressão pode provocar o rompimento do óvulo.

Deitada com as pernas flexionadas e separadas, introduza delicadamente o aplicador profundamente na vagina e empurre o êmbolo completamente. Retire o aplicador.

Descartar o aplicador.

Creme dermatológico

Nitrato de Fenticonazol (substância ativa) creme dermatológico é indicado para o tratamento de pele e mucosa. Aplicar o creme dermatológico 1 a 2 vezes ao dia, após lavagem e secagem da região afetada, esfregando suavemente. A duração do tratamento é a critério médico.

Nitrato de Fenticonazol (substância ativa) creme dermatológico é usado preferencialmente em micoses secas:

Pitiríase versicolor, eritrasma e onicomicoses (micoses de unha). Nos casos de onicomicoses, aplicar o creme e em seguida, proteger o local com um curativo. O creme também é adequado para uso em micoses da genitália masculina. O limite máximo diário é de 2 aplicações.

Atenção: Em caso de pé de atleta e onicomicoses, para evitar reinfecções, é recomendado continuar o tratamento por uma a duas semanas após desaparecerem as manifestações clínicas.

Creme vaginal

O creme deve ser introduzido na vagina com o aplicador cheio (5 g de creme). Deve-se utilizar um aplicador por dia, que deve ser descartado após o uso. O creme deve ser utilizado por 7 dias consecutivos.

Para evitar uma reinfecção, o parceiro também deve ser tratado conforme orientação médica específica.

Siga as instruções ilustradas nos seguintes diagramas.

Assegure-se que o aplicador está perfeitamente limpo.

Instruções para o uso

Lavar bem as mãos antes e depois das aplicações com Nitrato de Fenticonazol (substância ativa) creme vaginal.

Todas as aplicações devem ser feitas à noite, antes de deitar.

Fure completamente o bico da bisnaga com a parte de trás da tampa e rosqueie o aplicador na bisnaga no lugar da tampa. Aperte a bisnaga suavemente em sua parte inferior (fundo), para que o aplicador seja preenchido. Caso haja uma certa resistência do êmbolo, puxe-o delicadamente. O aplicador deve ser preenchido por completo.

Remova o aplicador da bisnaga, que deve ser fechada imediatamente com a tampa.

Deitada, com as pernas flexionadas e separadas, introduza delicadamente o aplicador profundamente na vagina e empurre o êmbolo completamente. Puxe o aplicador para fora sem tocar no êmbolo. Depois, descartar o aplicador.

O limite máximo diário é de 1 aplicação.

Fonte: Bula do Profissional do Medicamento Fentizol.

Precauções

Categoria de risco na gravidez: C. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Excusivo Spray e Creme dermatológico

Deve-se lavar bem as mãos antes e após a aplicação de Nitrato de Fenticonazol (substância ativa) solução dermatológica spray. Deve-se evitar o contato do medicamento com os olhos, se ocorrer, lavar abundantemente com água.

O uso de produtos para aplicação tópica, especialmente se usados prolongadamente, pode causar sensibilização. Nesse caso deve-se suspender o tratamento e estabelecer uma terapia conveniente.

Exclusivo Óvulo e Creme vaginal

Na hora da aplicação na lesão ou da inserção intravaginal, pode ocorrer uma leve sensação de ardência que desaparece rapidamente.

Mulheres grávidas não devem utilizar aplicador sem orientação médica.

Existem relatos de que preparações intravaginais de Nitrato de Fenticonazol (substância ativa) podem danificar os contraceptivos de látex (preservativos) e, dessa maneira, medidas contraceptivas adicionais são necessárias durante a aplicação local.

Embora a absorção vaginal de Nitrato de Fenticonazol (substância ativa) óvulo vaginal seja muito baixa, o uso do produto durante a gravidez não é recomendado.

Fonte: Bula do Profissional do Medicamento Fentizol.

Reações Adversas

Spray

A seguir estão relacionados os efeitos desagradáveis relatados, que foram leves e cuja freqüência não é conhecida, que podem ocorrer durante o tratamento com Nitrato de Fenticonazol (substância ativa) solução dermatológica spray:

Após a aplicação do medicamento poderá ocorrer um ou alguns desses sintomas:

Leve sensação de ardor, queimação cutânea, irritação, prurido, escamação e eczema que deverá desaparecer rapidamente.

Óvulo e Creme vaginal

Em estudos clínicos, Nitrato de Fenticonazol (substância ativa) óvulo e creme vaginal tem se demonstrado muito bem tolerado, com baixa ocorrência de eventos adversos.

Algumas reações adversas podem ocorrer em casos isolados.

Reação rara (> 1/10.000 e < 1/1.000)

Ardor, irritação e/ou prurido no local, reação de hipersensibilidade

Creme dermatológico

A seguir estão relacionados os efeitos desagradáveis relatados, que foram leves e cuja freqüência não é conhecida, que podem ocorrer durante o tratamento com Nitrato de Fenticonazol (substância ativa) creme dermatológico:

Queimação cutânea no local da aplicação, hipersensibilidade, irritação cutânea, prurido, descamação, eczema, rash e eritema, relatados após a aplicação tópica de Nitrato de Fenticonazol (substância ativa).

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária-NOTIVISA, disponível em http://www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

Fonte: Bula do Profissional do Medicamento Fentizol.

Preço

A partir de R$23.50
Este sitio utiliza cookies. Continuar usando recurso, acepta los terminos y políticas de tratamiento de datos personales.