facebook vkontakte e signs star-full

Nimesulida + Betaciclodextrina - Bula

Para que serve

Nimesulida + Betaciclodextrina (substância ativa) é indicado como anti-inflamatório, como medicamento para dor e febre, para o tratamento dos estados flogísticos (sinais de inflamação, como vermelhidão e inchaço) dolorosos e não dolorosos acompanhados ou não por febre, inclusive os relacionados ao aparelho osteoarticular (ossos e articulações).

Contraindicação

Nimesulida + Betaciclodextrina (substância ativa) não é indicado para pacientes predispostos a sensibilidade no estômago, ou sabidamente portadores de alguma lesão na mucosa do estômago.

Não deve ser administrado a pacientes com intolerância gástrica ao ácido acetilsalicílico e portadores de lesão no fígado grave e a pacientes hemofílicos.

Deve-se tomar cuidado em pacientes com função renal comprometida.

Este medicamento é contraindicado para menores de 12 anos de idade.

A Nimesulida + Betaciclodextrina (substância ativa) é absolutamente contraindicada nos três primeiros meses de gravidez.

No caso particular da Nimesulida + Betaciclodextrina (substância ativa), que devido a vários mecanismos prolonga o tempo de sangramento, a sua atividade e utilização é contraindicada em grávidas no final da gestação, bem como a hemofílicos. Pelo mesmo motivo, a terapia com Nimesulida + Betaciclodextrina (substância ativa) deverá ser suspensa, no mínimo, 2 semanas antes de cirurgias.

Não há informação disponível sobre a excreção de Nimesulida + Betaciclodextrina (substância ativa) no leite materno e, portanto, este não deve ser administrado a mulheres que estejam amamentando.

Como usar

Uso oral.

Tomar 1 comprimido, 2 vezes ao dia, com um pouco de água e sem mastigar.

Nimesulida + Betaciclodextrina (substância ativa) não deve ser administrado em altas doses, ou por períodos prolongados, sem controle médico.

Dose máxima diária recomendada: 2 comprimidos/dia que equivale a 800mg/dia de Nimesulida + Betaciclodextrina (substância ativa).

Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.

Precauções

Em tratamentos prolongados, recomenda-se o controle periódico do quadro sanguíneo.

A Nimesulida + Betaciclodextrina (substância ativa) pode inibir a função plaquetária e prolongar o tempo de sangramento, sendo este efeito reversível. Assim deve-se ter cautela em pacientes portadores de doenças intrínsecas da coagulação ou em uso de anticoagulantes, tais como os cumarínicos (fenindiona, warfarina), e em hemofílicos. Pelo mesmo motivo, a terapia com a Nimesulida + Betaciclodextrina (substância ativa) deverá ser suspensa, no mínimo, 2 semanas antes de cirurgias.

Atenção especial para pacientes que apresentam:

Insuficiência cardíaca; Hipertensão arterial (pressão alta); Problemas hematológicos (sanguíneos) e que tomam anticoagulantes; Portadores de úlcera péptica; Problemas renais com prejuízo da função renal ou depleção do volume extracelular, que não são altamente susceptíveis de sofrerem redução no fluxo sanguíneo renal; Problemas hepáticos (do fígado); Hipersensibilidade aos anti-inflamatórios não esteroidais ou ao ácido acetilsalicílico, porém o uso da Nimesulida + Betaciclodextrina (substância ativa) tem menores efeitos colaterais para estes indivíduos; Asma.

Se ocorrer perturbações visuais, devido à ação de qualquer fármaco antiinflamatório não esteroide, deve-se proceder a um exame oftalmológico.

O choque anafilático é uma reação que ocorre principalmente em indivíduos sensíveis. Portanto, a Nimesulida + Betaciclodextrina (substância ativa) deve ser prescrita com cuidado a pacientes asmáticos ou atópicos (alérgicos).

Durante o tratamento, recomenda-se evitar a ingestão de bebidas alcoólicas. A ação irritante do álcool no estômago é aumentada quando é ingerido com este medicamento, podendo aumentar o risco de úlcera e sangramento.

Uso na gravidez e lactação 

A Nimesulida + Betaciclodextrina (substância ativa) é absolutamente contraindicada nos três primeiros meses de gravidez e, após esse período, só deve ser empregada nos casos de absoluta necessidade e sob orientação médica.

No caso particular da Nimesulida + Betaciclodextrina (substância ativa), que devido a vários mecanismos prolonga o tempo de sangramento, a sua atividade e utilização são contraindicadas em grávidas no fim da gestação.

O uso de anti-inflamatórios não esteroidais até o final da gravidez está associado a uma incidência maior de distocia (dificuldade na evolução do parto) e atonia uterina (corresponde a uma condição no qual o útero, logo após o parto, não consegue efetivar de maneira satisfatória contração mantida por suas fibras musculares, consequentemente há sangramento volumoso, podendo a paciente, inclusive entrar em choque, se não tratada) e também está associado à indução do fechamento do ducto arterioso do feto.

Gravidez - Categoria de risco C.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Até o momento não há informação disponível sobre a excreção de Nimesulida + Betaciclodextrina (substância ativa) no leite materno e, portanto, este não deve ser administrado a mulheres que estejam amamentando.

O uso deste medicamento no período da lactação depende da avaliação do risco/benefício. Quando utilizado, pode ser necessária monitorização clínica e/ou laboratorial do lactente.

Reações Adversas

Ao classificar a frequência das reações, utilizamos os seguintes parâmetros:

Reação muito comum (ocorre em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento); Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento); Reação incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento); Reação rara (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento); Reação muito rara (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento).

Reações comuns

Irritação no estômago (dores abdominais); Náuseas; Vômitos; Vertigem; Dor de cabeça.

Reações raras

Reação alérgica e ressecamento da pele; Choque anafilático (urticária/coceira, inchaço dos lábios e olhos, congestão nasal, tontura, dificuldade de respirar); Hemorragia silenciosa no estômago e intestino; úlcera no estômago com ou sem hemorragia. Ototoxicidade (inflamação no ouvido), sendo mais comum quando há a utilização de altas doses e por tempo prolongado; Insuficiência renal, principalmente em pacientes que dependem das prostaglandinas para o funcionamento dos rins; Asma: tem sido reportados casos de crise asmática, particularmente em pacientes com intolerância ao ácido acetilsalicílico, porém o índice é bem menor com o uso da Nimesulida + Betaciclodextrina (substância ativa); Pode haver piora aos ataques de angina (dores fortes no peito) aumentando a sua frequência.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária NOTIVISA Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

Preço

A partir de R$26.38
Este sitio utiliza cookies. Continuar usando recurso, acepta los terminos y políticas de tratamiento de datos personales.