facebook vkontakte e signs star-full

Necamin - Bula

Principio activo: Mebendazol

Composição

Cada comprimido contém:

Mebendazol 100mg.

Excipientes: amido, estearato de magnésio, laurilsulfato de sódio, povidona, corante vermelho FDC nº 3, corante vermelho ponceau 4 R, essência de laranja, manitol, talco e celulose microcristalina.

Cada 5ml da suspensão oral contém:

Mebendazol 100mg.

Excipientes: álcool etílico, celulose microcristalina, celulose microcristalina com carmelose sódica, sorbitol, benzoato de sódio, sacarina sódica diidratada, ciclamato de sódio, metilparabeno, propilparabeno, ácido cítrico, citrato de sódio diidratado, polissorbato 80, simeticona, essência de tutti-frutti, essência de caramelo, essência de laranja, corante vermelho FDC nº 40 e água.

Para que serve

Necamin é indicado no tratamento de infestações causadas por determinados vermes, que frequentemente se localizam no intestino. As infestações por estes vermes, caso não sejam tratadas, podem ocasionar danos ao organismo humano, tais como: anemias, desnutrição, infecções e outros.

Contraindicação

Necamin é contra-indicado em pacientes que apresentem hipersensibilidade a quaisquer dos componentes de sua fórmula.

Como usar

Nematóides:

1 comprimido de 100mg ou ½ copo-medida (5ml) 2 vezes ao dia, durante 3 dias consecutivos, independentemente do peso ou idade do paciente.

Cestóides:

2 comprimidos de 100mg ou 1 copo-medida (10ml) 2 vezes ao dia, durante 3 dias consecutivos, independentemente do peso ou idade do paciente. A posologia para crianças é de 1 comprimido 2 vezes ao dia ou ½ copo-medida (5ml) 2 vezes ao dia, durante 3 dias consecutivos.

Os comprimidos podem ser mastigados, deglutidos com água, triturados ou dissolvidos.

Necamin poderá ser administrado com alimentos por aumentar a absorção do mebendazol, melhorando, portanto, a sua eficácia no caso de parasitoses sistêmicas.

Recomenda-se redução da dose em pacientes portadores de insuficiência hepática, para prevenção de aumento dos níveis séricos da droga e desenvolvimento de efeitos tóxicos.

Cuidados de higiene:

Como medida profilática e também durante o tratamento, devem ser tomados os seguintes cuidados, para evitar infestações ou reinfestações pelos helmintos.

Realizar exames coprológicos antes e após o tratamento (10 a 14 dias após). Evitar contato permanente dos pés e mãos com a terra. Ferver diariamente as roupas das crianças (fraldas, calcinhas e cuecas). Trocar as roupas nas crianças com maior frequência para evitar a reinfestação. Consultar o médico, sobre os exames que deverão ser realizados. Manter limpas as instalações sanitárias. Beber água somente fervida ou filtrada. Evitar carne crua ou mal cozida. Ferver as chupetas antes de dar às crianças. Ferver sempre o leite. Cortar e escovar as unhas das crianças. Lavar com água fervida ou filtrada as frutas, verduras e legumes antes de comê-los. Conservar alimentos e depósitos de água sempre bem cobertos.

Os comprimidos podem ser mastigados, deglutidos com água, triturados ou dissolvidos.

Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Precauções

Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, tais como: dor de cabeça, vertigem, reações alérgicas e/ou prisão de ventre. Quando há grande eliminação de vermes, podem ocorrer dor abdominal e diarréia.

O uso em crianças menores de 1 ano é raro. houve relatos esporádicos de convulsões nestes pacientes. Assim Necamin só deve ser usado em crianças menores de 1 ano de idade se a verminose causar uma desnutrição significativa ou prejudicar o desenvolvimento da criança.

Nos estudos conduzidos em ratas grávidas, com doses de 10mg/kg, foram evidenciados efeitos embriotóxicos e teratogênicos. Tendo em vista estes achados, não se recomenda a administração de Necamin durante a gravidez especialmente no primeiro trimestre. Cabe assinalar que num levantamento baseado em relatos de 170 pacientes gestantes de vários países, que haviam inadvertidamente tomado o medicamento durante o primeiro trimestre de gestação, não foram observadas mal formações atribuíveis ao mebendazol. Neste levantamento, a incidência de abortamento espontâneo e malformação não foi superior à observada na população em geral.

Não se sabe se o mebendazol é excretado no leite humano, portanto não se deve administrar Necamin a lactantes.

Aconselha-se praticar medidas higiênicas de rotina, ligadas aos vestuários, alimentação, asseio, uso de calçado e defecação em local adequado, com o objetivo de evitar novas reinfestações.

Recomenda-se redução da dose em pacientes portadores de insuficiência hepática, para prevenção de aumento dos níveis séricos da droga e desenvolvimento de efeitos tóxicos.

Reações Adversas

Necamin geralmente é muito bem tolerado. em casos de infestação maciça e grande eliminação de vermes, podem ocorrer dor abdominal e diarréia transitórias. reações alérgicas tipo exantema, urticária e angioedema foram raramente observadas.

Foram relatadas ainda as seguintes reações adversas no sistema nervoso central e sistema gastrintestinal:

Cefaléia; Vertigens;  Constipação intestinal.

Superdosagem

No caso de superdosagem acidental, cólicas abdominais, náusea, vômito e diarréia podem ocorrer.

Apesar do tempo de tratamento recomendado ser de 3 dias, casos de distúrbios reversíveis da função hepática, hepatite e neutropenia foram descritos em pacientes tratados por hidatidose com doses elevadas por um tempo prolongado.

Não existe antídoto específico. Lavagem gástrica com solução de permanganato de potássio a 20% pode ser feita e carvão ativado pode ser administrado

Cuidados de Armazenamento

Necamin, quando conservado em temperatura ambiente (temperatura entre 15 e 30°C), ao abrigo da luz e umidade, apresenta uma validade de 36 meses na forma de comprimidos e de 24 meses na forma de suspensão oral, a contar da data de sua fabricação.

Nunca use medicamento com o prazo de validade vencido. Além de não obter o efeito desejado, pode prejudicar a sua saúde.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças

População Especial

Gravidez e lactação

Necamin é contra-indicado durante a gravidez e a lactação.

Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando.

Pacientes idosos

As mesmas orientações dadas aos adultos devem ser seguidas para os pacientes idosos.

Riscos

Não use este medicamento em crianças menores de um ano de idade.

Dizeres Legais

MS - 1.0573.0075

Farmacêutico Responsável: Dr. Wilson R. Farias CRF-SP nº 9555

Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. Via Dutra, km 222,2 - Guarulhos - SP CNPJ 60.659.463/0001-91 Indústria Brasileira

Número de lote, data de fabricação e prazo de validade: vide embalagem externa.

Siga corretamente o modo de usar; não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica.

Preço

Sem ofertas
Este sitio utiliza cookies. Continuar usando recurso, acepta los terminos y políticas de tratamiento de datos personales.